Publicidade
Empresa mexicana reutiliza lixo plástico como matéria prima para construção de casas populares – YouTube / EcoDom – Reprodução / Catraca Livre

Quando compramos uma garrafinha de água, não imaginamos que aquele pedaço de plástico em nossas mãos demorará aproximadamente 500 anos para se decompor na natureza, não é mesmo?

Publicidade

Nos países emergentes, ou seja, em desenvolvimento, principalmente, a coleta de materiais descartados no lixo adequado ainda não ocorre como deveria.

+ VEJA: Pesquisadores encontram fóssil de 280 milhões de anos durante troca de pneu furado no Piauí

No México, porém, uma empresa de Puebla, cidade localizada na porção sul do país, foi a responsável por não apenas dar uma função para o lixo plástico, mas também utilizar desta reciclagem para dar oportunidades de vida digna e moradia a pessoas com menor poder aquisitivo.

O projeto da startup Ecodom consiste em utilizar o plástico descartado pela população como matéria-prima para a construção de casas populares que custam 5 mil pesos mexicanos, ou seja, cerca de R$ 1.500, e ficam prontas em apenas uma semana. As informações são do portal Só Notícia Boa.

Publicidade

+ VEJA: Alunas da USP criam aplicativo para inovador alfabetização e são reconhecidas em prêmio internacional

O objetivo com o plástico em mãos é formar placas que darão estabilidade às casas. O material é derretido em fornos com temperaturas de 350ºC e prensado hidraulicamente

Além disso, a Ecodom ainda emprega os catadores e paga pelo serviço de coleta do material utilizado como base para a criação das casas, que apresentam 130 m² distribuídos entre dois quartos, um banheiro, uma sala de estar e uma cozinha.

Publicidade

Assista ao vídeo:

 

Publicidade