Publicidade

Modelo e ativista brasileira faz história ao ser primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha

”Favela venceu! A gente só precisa de uma chance!”, explicou Domitila Barros, brasileira que, agora, é Miss Alemanha

Modelo e ativista brasileira faz história ao ser primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha – Reprodução / Instagram / @domitila_barros

Na Alemanha, uma brasileira fez história: Domitila Barros, nascida em Linha do Tiro, periferia de Recife, negra e ativista, tem 37 anos e é a primeira mulher imigrante a ser eleita Miss Alemanha na história. Ela vive em Berlim desde 2006 e venceu o concurso disputado por mais outras 158 candidatas. Domitila é modelo, mestre em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Livre de Berlim e ainda atua como empreendedora ambiental.

Publicidade

Neste ano, o modelo do concurso foi reformulado: transformou a escolha em uma celebração do “empoderamento feminino” e não considerando apenas a beleza.

Modelo e ativista brasileira faz história ao ser primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha

Em entrevista ao Bom dia Pernambuco, da TV Globo, Domitilia expôs sua felicidade por conseguir se destacar e representar tantas outras mulheres brasileiras. “Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento.”

+++ Sasha Meneghel participa de construção de casas no Morro do Socó em trabalho voluntário

Durante a entrevista, ela explicou que se candidatou para a Miss Alemanha porque outras pessoas a incentivaram e falaram que qualquer mulher, não importando a cor ou a idade, poderia participar do concurso. A modelo começou atuando como contadora de histórias em uma ONG, aos 13 anos. Ainda criança, foi convidada para representar o Brasil em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Publicidade

Emocionada, ela explicou o tamanho da representatividade e alegria por fazer história. “Favela venceu! A gente só precisa de uma chance. Eu sempre digo, de onde eu venho tem talento de cacho, eu não sou nada especial, não. E é isso que acontece quando a gente dá uma chance. Acontece um milagre. E eu estou sem palavras, é muito emocionante mesmo”, disse.

+++ Como plantar manga em casa? Jardineira compartilha dicas simples para facilitar o processo

Publicidade