Publicidade

Como diminuir as dores nas articulações com a chegada do frio?

Ortopedista explica por que os incômodos acontecem e dá dicas para diminuí-los; confira

dores-nas-articulações
Por que sentimos dores nas articulações? – Canva Pro/Syda Productions

O frio já se instalou pelo Brasil e, com ele, as pessoas passam a sentir dores nas articulações, também conhecidas popularmente como dores nas juntas. Para aliviar o impacto das baixas temperaturas no corpo, chamamos a ortopedista Dra.Tania Szejnfeld Mann para te contar algumas dicas. Confira abaixo:

Publicidade

Por que acontecem dores nas articulações?

“As articulações tendem a doer mais no frio porque, com as baixas temperaturas, existe uma vasoconstrição periférica. Então, o sangue que circula no aparelho locomotor fica mais escasso para tentar manter o calor. Isso faz com que diminua o fluxo sanguíneo, tanto dos músculos quanto das articulações. Sendo assim, esse menor suporte sanguíneo faz com que as lesões ortopédicas doam mais nesta época”, conta a profissional.

O que fazer para que doa menos?

Para deixar esta vasodilatação maior, use agasalhos, procure ficar em ambientes quentes, pratique atividade física e opte por usar tênis em vez de salto alto. Além disso, coloque compressas quentes para diminuir a dor. E procure se alongar bastante. “Os alongamentos indicados são de posterior de coxa, da panturrilha, de glúteos, da coluna e dos braços. Coloque os braços para trás, esticar o corpo todo, alongar toda a coluna. Isso pode ajudar a resolver bastante desse desconforto”, finaliza.

Doenças crônicas

Doenças crônicas, tal qual a fibromialgia, também fazem o corpo doer e, segundo o Ministério da Saúde, 36,9% dos brasileiros de mais de 50 anos são atingidos por elas. De acordo com especialistas, muitas vezes, derivam de outros problemas, como depressão e baixa qualidade de vida. Para saber mais, leia a matéria clicando aqui.

Publicidade