Cuide bem dos seus olhos: veja o que você não deve fazer, além de algumas dicas

De acordo com a OMS, pelo menos, um milhão dos casos de deficiência visual poderia ter sido evitado, caso a população se atentasse à saúde ocular

olhos
Pelo menos, um milhão dos casos de deficiência visual poderia ter sido evitado, caso a população se atentasse à saúde dos olhos – Pexels/Marc Schulte

Dados do ‘Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde’ (OMS) apontam que cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira. No entanto, de acordo com a instituição, pelo menos um milhão poderia ter sido evitado. Dentre as práticas para manter a saúde dos olhos, estão a higiene, o uso de óculos adequados e a diminuição do tempo de tela. Entenda:

Publicidade

Como cuidar dos olhos?

De acordo com especialistas, a principal maneira de preservar a visão é optar pelo acompanhamento médico. Esse hábito deve iniciar já no primeiro ano da vida. Isso porque, quando mais cedo a checagem de possíveis problemas oculares, maior a garantia de reverter quadros graves e de afastar doenças como o glaucoma.

“Geralmente, não se prescreve óculos nessa idade, mas é muito importante saber qual o grau da criança e, principalmente, se os olhos têm simetria. Se o grau de um lado for muito diferente do outro e isso não for detectado, o pequeno pode ter sequelas por não ter uma estimulação visual adequada”, alertou o oftalmologista Diego Monteiro Verginassi, à ‘Agência Einstein’.

Por este motivo, até mesmo na vida adulta, a avaliação deve ser anual. Além de passar em consultas, a fim de garantir a saúde dos olhos, os profissionais recomendam evitar coçar a região. Eles explicam que o ato contribui para a transmissão de doenças oftalmológicas infecciosas, como a conjuntivite. Outro ponto é a força aplicada ao esfregar, já que esta pode afetar a curvatura da córnea, agravando deformações.

Três práticas que você precisa aderir

Ademais, é importante manter a higiene da área, que costuma acumular sujeiras e restos de produtos com possíveis microrganismos. Como consequência, há o desenvolvimento de infecções. Por isso, eles sugerem lavar as pálpebras diariamente com uma mistura de água morna e xampu neutro infantil.

Segundo os profissionais, a escolha dos óculos de sol também merece atenção. Os mais indicados são aqueles com filtro para raios UV. Eles alertam que, muitas vezes, o elemento não está presente nos produtos clandestinos. “Em ambientes escuros, nossa pupila se dilata e permite maior entrada de luz e radiação. Os acessórios sem essa proteção promoverão a abertura da pupila. Assim, mais radiação ultravioleta entrará no olho, predispondo ao aparecimento de problemas como a catarata e até danos à retina”, explicou.

Além disso, você deve fazer pausas durante o dia, principalmente ao usar telas. “Piscar com mais frequência e parar algumas vezes para lubrificar as córneas evita o ressecamento dos olhos, descansa a vista e auxilia no combate à chamada síndrome da visão de computador”, apontou o médico Reginaldo Machado De Mattos Junior para o site ‘Fundação São Francisco Xavier’. 

“Não coçar; ter cuidados com a maquiagem; não usar produtos fora do prazo de validade; verificar regularmente o nível de glicose no sangue, para evitar problemas oculares provocados pela diabetes, e visitar regularmente o médico oftalmologista são essenciais para ter uma visão saudável. Vale destacar, ainda, que consumir mais peixe; não fumar, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado e uma boa alimentação são atitudes saudáveis, inclusive para a visão”, concluiu

Publicidade