Uma das plantas mais enigmáticas da Amazônia, vitória-régia é índia transformada em planta; conheça a lenda
Conheça a lenda folclórica que conta a história trágica da índia Naiá, que foi transformada em vitória-régia após a morte

Conheça a lenda folclórica que conta a história trágica da índia Naiá, que foi transformada em vitória-régia após a morte
Tema de uma das maiores lendas amazônicas, a vitória-régia é uma das plantas mais encantadoras e peculiares, cercada de características que a tona única.
Descoberta, no século XIX pelo inglês John Lindley, esta planta atrai a atenção especialmente por conta de sua grandiosidade e força na botânica.
Considerada uma das maiores plantas do mundo, a folha da vitória-regia pode atingir dois metros de diâmetro. Estas folhas são cercadas por bordas com 5 a 10 centímetros de altura, no entanto, embora tenha um formato propício para o acúmulo de água, os poros presentes na parte superior da folha impedem água da chuva se acumule neste espaço.
Esta planta aquática pode suportar até 60 kg bem distribuídos em apenas uma folha. Esta característica proporciona cenas incríveis de aves e outros animais que aproveitam as folhas gigantes da vitória-régia para repousar sobre elas.
Além de suas características físicas peculiares, a vitória-régia é tema central de uma das lendas amazônicas mais populares, especialmente na região norte do país, onde se origina a planta.
Lenda conta que a vitória-régia é uma índia que morreu afogada e foi transformada em planta
Segundo a lenda contada por índios, a vitória-régia é uma índia que foi transformada em planta após se afogar acidentalmente ao tentar beijar o reflexo da lua na água.
Para os índios, a lua era um deus chamado Jaci que costumava seduzir e namorar as índias mais bonitas das aldeias da região. Certo dia, uma índia guerreira de nome Naiá apaixonou-se pela Lua e arriscou-se tentando beija-la pelo reflexo da água no rio próximo a sua aldeia.
Conforme conta a lenda, todas as índias que se afogavam tentando beijar a lua viravam estrelas no céu, no entanto, o deus Lua ficou comovido com o afogamento da índia Naiá e decidiu transformá-la em outro tipo de estrela.
Jaci a transformou em uma estrela de águas e a índia se tornou uma vitória-régia, por isso as flores perfumadas desta planta se abrem apenas a noite.