Publicidade
5 possíveis razões para o aparecimento de olheiras
5 possíveis razões para o aparecimento de olheiras – Freepik

Se você acordou com manchas escuras logo abaixo dos olhos, as olheiras te pegaram! Você sabia que existemtrês tipos de olheiras e cada tipo possui uma causa diferente?

Publicidade

A dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff explicou que a olheira estrutural é causada pela anatomia estrutural da órbita ocular, já que algumas pessoas possuem o sulco lacrimal mais profundo – geneticamente ou envelhecimento natural. Já a vascular é causada pela presença de vasos abaixo da pele. E a olheira pigmentar é ocasionada por excesso de melanina na pele da pálpebra inferior. A falta de sono ou alergias respiratórias podem piorar essa condição.

5 motivos que podem causar olheiras:

Emagrecimento rápido com dieta restritiva: um processo de perda de peso tem implicações também no rosto, já que perdemos gordura no corpo inteiro. “Grande parte da nossa gordura facial está na zona das bochechas, e quando essa gordura desaparece, essa zona ‘despenca’ e a olheira fica mais pronunciada, podendo apresentar uma cor mais azulada ou azul acastanhada”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.

Você está se alimentando muito mal: da mesma forma que fazer dietas malucas pode ser um desastre para a aparência facial, comer muito doce, carboidrato e sódio pode representar um grande problema. “Esses alimentos aumentam o processo inflamatório, por isso influenciam no aparecimento de olheiras”, diz o Dr. Abdo.

Seu sono está péssimo: o estresse e a falta de um sono de qualidade são alguns fatores, juntamente com o próprio processo de envelhecimento, que deixam a pele com uma característica mais cansada e “exausta”, resultando no aparecimento de olheiras. Dormir bem é essencial para a saúde da sua pele!

Publicidade

A alergia respiratória te pegou: “Pessoas que sofrem de rinite, sinusite, desvio de septo, alergias no nariz, podem ter um problema na microcirculação ao redor dos olhos impactando na oxigenação do local e causando essa pigmentação mais vascular”, afirma o Dr. Abdo.

Você ainda não largou o cigarro: o cigarro também piora muito a qualidade da pele. “Além de dificultar a circulação de sangue e o aporte de nutrientes, na fumaça do cigarro existem radicais livres e outras moléculas que tem o poder inflamatório, aumentando estresse oxidativo. Além disso estudos mostram diminuição da quantidade de oxigênio na pele após um só cigarro”, diz a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica.

Publicidade