bem-estar   / Coronavírus

Braço da OMS nas Américas alerta a população sobre uso inadequado de produtos com cloro para tratar Covid-19

"Não há evidências sobre sua eficácia", afirmou a Organização Pan-Americana de Saúde

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 10 agosto, 2020

Braço da OMS nas Américas alerta a população sobre uso inadequado de produtos com cloro para tratar Covid-19 - Pixabay

Braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas Américas, a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) emitiu no último dia 5 de agosto um comunicado alertando a população contra o uso de produtos contendo cloro na composição para tratamento de pacientes com Covid-19.

Confira um trecho do comunicado emitido pelo órgão: "A Opas não recomenda o uso oral ou parenteral [injeção] de produtos à base de dióxido de cloro ou clorito de sódio para pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 ou a qualquer outra pessoa. Não há evidências sobre sua eficácia e a ingestão ou inalação desses produtos pode causar sérias reações adversas".

VEJA: Nova Zelândia completa cem dias sem transmissão local do novo coronavírus e país se torna exemplo no combate à pandemia

Além disso, quaisquer propagandas a favor desses produtos disparadas com o intuito de reafirmar os benefícios do cloro em combate ao novo coronavírus devem ser reportadas às autoridades de saúde locais.

O dióxido de cloro, gás usado como alvejante nas estações de tratamento de água, além de elemento misturado à água para a lavagem de alimentos, e o hipoclorito de sódio, comercializado como desinfetante caseiro, podem ser tóxicos se ingeridos e causar vários efeitos adversos, segundo dados da Opas.

+ VEJA: Pesquisadores israelenses criam espécie de bafômetro que detecta o novo coronavírus em apenas 1 minuto

"Desde o início da pandemia este ano, diversos produtos contendo dióxido de cloro ou derivados têm sido comercializados sozinhos ou em combinação com outros produtos com a falsa promessa de cura para a Covid-19", afirmou o comunicado.

Último acesso: 16 May 2021 - 15:13:20 (1043214).