Casca de banana no skincare? Confira os riscos de aderir à nova moda da internet

Dra. Juliane Viana desmistifica o uso da fruta na face e conta como pode ser prejudicial à saúde da pele; confira!

casca-de-banana
Tendência de casca de banana no skincare se torna viral nas redes sociais; dermatologista esclarece se a prática é segura – Reprodução: Pixabay/stevepb

Nos últimos meses, a casca de banana se tornou protagonista de uma nova tendência de beleza nas redes sociais. Usuários do TikTok e Instagram têm aplicado a parte interna da casca diretamente no rosto. Segundo eles, o método natural seria capaz de suavizar rugas, melhorar a elasticidade da pele e, até mesmo, substituir o efeito do botox. A prática, porém, levanta questionamentos sobre sua real eficácia e segurança. A dermatologista Juliane Viana alerta sobre os riscos de se confiar em tendências online.

Publicidade

Quais são os riscos da prática?

Segundo a especialista, embora a casca de banana contenha nutrientes como potássio, antioxidantes e  vitaminas C, não existe qualquer comprovação científica de que sua aplicação direta na pele possa reproduzir o efeito da toxina botulínica. “O botox é um medicamento que atua bloqueando a contração muscular, relaxando linhas de expressão de forma temporária. Nenhuma substância natural aplicada topicamente consegue imitar esse mecanismo de ação”, explica ela. Juliana enfatiza que, para que um produto atue de maneira efetiva contra rugas, ele precisa atingir camadas específicas da pele e ter princípios ativos comprovados, o que não acontece com a casca de banana.

Além da falta de eficácia atestada, o uso indiscriminado da casca pode trazer riscos. A dermatologista alerta que substâncias naturais também podem causar reações adversas, como irritações, dermatites e até reações alérgicas, especialmente, em peles mais sensíveis. “Só porque é natural, não significa que é seguro. A pele é um órgão delicado e pode reagir de forma intensa a compostos biológicos não preparados para uso tópico”, reforça.

A dermatologista ainda lembra que a casca de banana pode carregar resíduos de agrotóxicos, fungos e bactérias, mesmo após a lavagem, o que representa um perigo adicional ao se aplicar diretamente sobre a pele. “Estamos falando de um material orgânico que não passou por nenhum processo de esterilização. Aplicá-lo no rosto pode, sim, aumentar o risco de infecções e inflamações”, destaca.

Como apostar em um skincare seguro?

Para quem deseja cuidar da pele de forma eficaz e segura, Juliane recomenda apostar em rotinas de skincare supervisionadas por dermatologistas, com produtos formulados especificamente para necessidades individuais. “Existem excelentes ativos comprovadamente eficazes para prevenção do envelhecimento, como o ácido hialurônico, a vitamina C, o retinol e os filtros solares de amplo espectro. Esses, sim, possuem estudos robustos que garantem sua segurança e resultado”, orienta.

Apesar do apelo de soluções naturais, principalmente em tempos em que o autocuidado está em alta nas redes sociais, a médica reforça a importância de compreender os riscos e benefícios dos itens na pele. “Não há nada de errado em buscar alternativas naturais para a beleza, mas é fundamental ter discernimento e responsabilidade ao cuidar da pele. Consultar um dermatologista é sempre o melhor caminho para quem deseja resultados duradouros e, acima de tudo, seguros”, conclui.

Assim, embora a ideia de aproveitar as propriedades da casca de banana possa parecer tentadora, a recomendação dos especialistas é que para tratar sinais de envelhecimento de forma eficaz, é preciso ir além das tendências e confiar em ciência de qualidade e orientação médica adequada.

*Texto escrito em parceria com a RN Assessoria de Imprensa

Publicidade