Publicidade

Sabia que o cacau é um alimento que traz muitos benefícios à saúde?

O consumo do cacau in natura minimiza o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e ajuda a melhorar a memória graças ao seu poder antioxidante

Sabia que o cacau é um alimento que traz muitos benefícios à saúde?
Sabia que o cacau é um alimento que traz muitos benefícios à saúde? – Acervo pessoal – Divulgação/Foto de DANIEL INTUS no Pexels

O cacau é o fruto do cacaueiro e a semente a parte mais poderosa e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em flavonóides, principalmente epicatequinas e catequinas, além de ser rico em antioxidantes.

Publicidade

Por sua composição, o consumo regular do cacau pode trazer vários benefícios para a saúde, desde ajudar a melhorar o humor e a circulação sanguínea, até regular os níveis de açúcar no sangue e proteger a saúde do coração, já que também possui ação anti-inflamatória.

Atualmente, a fabricação do chocolate acontece de várias formas e a produção chega a utilizar três milhões de toneladas de sementes de cacau. No entanto, atualmente existe uma tendência para o consumo em todo o mundo do cacau “in natura”, ao invés do chocolate comum que quase não contém cacau. Isso tem acontecido devido aos seus benefícios para a saúde.

“O cacau já é considerado um super alimento como o açaí e o blueberry.  O nome científico do cacau vem do latim, Theobroma, que significa ‘fruto dos deuses’ e não é à toa que ele é chamado assim, pois é um super alimento para o corpo, mente e alma”, conta Beatrix Ricco, embaixadora do Cacau.

De acordo com uma pesquisa da Columbia University Medical Center, adultos saudáveis com idades entre 50 e 69 anos receberam uma alta dose de flavonoide (900 mg) ou baixa (10 mg) por uma bebida do alimento. Após três meses, os pesquisadores avaliaram a função cerebral dos participantes e encontraram melhorias significativas na saúde do giro denteado e no desempenho no teste cognitivo entre aqueles que consumiram a bebida com alta dose de flavonoide. Um dos autores do estudo, Scott Small, ressaltou “que a melhora na memória foi algo realmente inesperado e surpreendente”. 

Publicidade

“Vale ressaltar que os benefícios não estão relacionados com consumo do chocolate processados, em geral, mas sim com o consumo do cacau “in natura” nas formas de amêndoas, conhecido como nibs, cacau em pó 100% e chocolate com quantidades de cacau superior a 70%”, ressalta a especialista.

Quais são as propriedades do cacau para a nossa saúde?

Melhora do humor: o cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, sendo um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, sendo um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite.

Ajuda a regular o colesterol: o cacau é rico em substâncias antioxidantes, ajudando a regular os níveis de colesterol circulante, ajudando a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Publicidade

Regula o intestino: o cacau é rico em flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito prebiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.

Ajuda a diminuir a inflamação: por ser rico em antioxidantes, o cacau consegue diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação.

Reduz a pressão arterial: o cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.

Publicidade