Imagens impressionantes mostram passagem de meteoro visto em cidades no interior da Bahia

Os registros foram capturados nesta última segunda-feira, 26, por moradores da região

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 27 outubro, 2020

Os registros foram capturados nesta última segunda-feira, 26, por moradores da região
Imagens impressionantes mostram passagem de meteoro visto em cidades no interior da Bahia - Foto: Reprodução/ Site Bramon Meteor

Os moradores das cidades de Ipirá, Itaberaba e Ituberá, localizadas no interior do estado da Bahia, foram surpreendidos durante a noite desta última segunda-feira, 26, por um meteoro que passou próximo da atmosfera do planeta Terra.

"Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor. Estava na cozinha e os armários chacoalharam. Logo, todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido", começou contando o produtor cultural Roberlan Araújo para o portal G1 que declarou ter visto o astro por volta das 21h35, horário de Brasília.

+ VEJA: NASA anuncia descoberta de água na Lua e gera esperanças sobre avanços na exploração do satélite

"Os grupos de WhatsApp lotaram de relatos de um clarão no céu, uma bola de fogo que o cortava e esse tremor forte em Ituberá e região. Cinco minutos depois já sabíamos que um objeto não identificado havia caído do céu entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo", continuou.

Para Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fenômeno tem características semelhantes ao registrado no dia 19 de outubro, também em algumas cidades no estado nordestino.

Também ao G1, o profissional explicou: "Ao que tudo indica ele atingiu as camadas mais baixas da atmosfera. Quando isso ocorre, há propagação maior do som. Isso daí, provavelmente, pode ter feito a população sentir mais. O tremor é devido ao deslocamento de ar. É uma coisa que acontece, mas é mais raro. Quando há algum evento como esse, o que há de mais perigoso, o que causa mais risco, é o deslocamento de ar. As pessoas sentem como tremor de terra, mas ele treme paredes, janelas, não a terra em si, tanto que ele não é captado pelos sismógrafos. É da mesma forma quando sentimos um caminhão pesado passando pela rua".

+ VEJA: Foto do ano! Recém-nascido retira máscara do médico após o parto e clique viraliza

Para Zurita, apesar do barulho e tremor causado pelo meteoro, a situação não apresenta riscos. "Mesmo que sobre algum fragmento do meteoro após ele atingir as camadas da Terra é muito difícil atingir pessoa ou povoado. Esse objeto de ontem não deve ser muito grande. Ainda não calculamos a massa, mas ele não deve chegar a um metro", finaliza.

Último acesso: 01 Dec 2020 - 11:25:51 (1043698).