Publicidade

Cromoterapia: como a energia das cores influencia nosso dia a dia?

Verde, azul, amarelo, vermelho… Saiba o significado das principais cores e como elas pode te beneficiar energeticamente

Cromoterapia: como a energia das cores influencia nosso dia a dia?
Cromoterapia: como a energia das cores influencia nosso dia a dia? – Freepik/bedneyimages

Que as cores influenciam a nossa vida, não há dúvidas. Mas você sabia que as cores também podem ser utilizadas como forma de terapia natural? A cromoterapia, por exemplo, tem sido uma terapia complementar muito eficaz. Conhecida como terapia das cores, ela busca equilibrar o ser humano e promover uma melhora em sua saúde através de ondas emitidas pelas cores: amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja.

Publicidade

“A cromoterapia é uma das muitas terapias holísticas que existem. Por meio da vibração das cores é possível cuidar de vários problemas de saúde física e psicológica. Sem falar que é possível alinhar os chacras”, pontua a espiritualista da Plataforma iQuilíbrio e especialista em terapia holística, Juliana Viveiros.

A especialista ainda explica que a utilização das cores ultrapassa as aplicações em tratamentos físicos e mudanças de comportamento. A cromoterapia também vale para a harmonia da casa, do ambiente de trabalho e da vida das pessoas como um todo. Sem deixar de lado até mesmo a alimentação: um prato colorido, decorado e alegre faz diferença. Viveiros explica o que cada cor significa e como elas podem te ajudar.

Significado e influência das cores

Vermelho: na cromoterapia, vermelho dá energia e vitalidade, libera adrenalina e ameniza dores reumáticas. É indicado para anemias, impotência sexual, frigidez, depressão, melancolia e dores musculares.

Laranja: combate a fadiga e estimula o sistema respiratório, aumenta o otimismo e a criatividade e atua de forma eficiente nos casos de bronquite e cisto no ovário.

Publicidade

Amarelo: estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração óssea e é recomendado nos tratamentos de manias, ideias fixas, preocupação excessiva, fixação em ganhos e lucros, úlcera gástrica, diarreias, colites e falta de confiança no futuro. Além disso, essa cor estimula alegria e criatividade.

Verde: favorece o equilíbrio hormonal e alivia a insônia. Estimula órgãos digestivos e tem ação anti-infecciosa. Tem bom resultado quando usado no tratamento de depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose maníaco depressiva, autoestima diminuída e falta de memória.

Azul: é calmante e analgésico, indicado para os casos de estresse, convalescença, pressão alta e obesidade. Pode ser utilizado em casos de irritabilidade, insegurança, insônia e ansiedade.

Publicidade

Índigo: tem ação coagulante e anestésica. É usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral, além das doenças nos olhos, como glaucoma e catarata. Ajuda a combater a insônia.

Violeta: ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. Além disso, é eficiente na carência afetiva, remorso e sentimento de culpa.

“O ideal é que você procure um cromoterapeuta que, após fazer uma avaliação, indicará as cores mais adequadas para auxiliar no seu processo de cura. Mas lembre-se sempre que a cromoterapia deve ser usada com uma terapia complementar, e não deve substituir um tratamento indicado pelo seu médico”, conclui Viveiros.

Publicidade