Publicidade

Aos 64 anos, enfermeiro realiza sonho e passa em vestibular de medicina

“Meu objetivo é ajudar as pessoas, é meu sonho e também o sonho da minha mãe quando ainda era viva”, afirmou enfermeiro que, agora, vai cursar medicina

Aos 64 anos, enfermeiro realiza sonho e passa em vestibular de medicina
Aos 64 anos, enfermeiro realiza sonho e passa em vestibular de medicina – Arquivo pessoal/Reprodução do G1

Nunca é tarde para realizar sonhos! Francisco Almir Freitas, de 64 anos, é natural de Fortaleza, Ceará, e é enfermeiro aposentado. Ele se formou na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e se aposentou trabalhando no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Agora, vai começar a realizar um grande sonho – e antigo: cursar medicina!

Publicidade

Em entrevista ao G1, Francisco contou sua história: ele começou a estudar para o vestibular em 2018, quando se aposentou da UFC. Ele explicou que sua preparação foi intensa, frequentando cursinhos, aulas com professores particulares, videoaulas e resoluções de exercícios. Os estudos foram de domingo a domingo e, às vezes, o enfermeiro ficava estudando até após meia noite. E os frutos chegaram.

“Durante todo esse tempo, além de não ter deixado de trabalhar no Hemoce, prestei vestibular para outras faculdades e fiz o Enem. Inclusive fui aprovado em medicina em duas faculdades do Rio de Janeiro e em outra de Santa Catarina, mas não fui por causa da distância que ficaria da minha família. Minha rotina era estudar durante a tarde e à noite, mesmo no fim de semana, seja presencial ou online. Tinha os momentos de lazer sim, mas tudo controlado”.

Enfermeiro passa em medicina aos 64 anos

Agora, ele foi aprovado em uma faculdade no interior do estado, localizada em Quixadá, a 167 km de Fortaleza. Lá, ele tem a previsão de se formar com 70 anos e sua meta é trabalhar até os 80. Para realizar o sonho, Francisco planejou tudo: o novo estudante de medicina vai continuar trabalhando como enfermeiro na nova cidade.

“Não tive problemas em conseguir minha transferência para a unidade do Hemoce de Quixadá, onde seguirei trabalhando durante o dia e cumprir minhas 20 horas semanais de serviço durante a noite. Minha mulher é servidora no município de Boa Viagem. A gente já passava a semana sem se ver, teremos os finais de semana em Fortaleza para estar em família, isso não será problema”, explicou.

Publicidade

O aposentado disse, orgulhosamente, que está muito feliz em ser uma inspiração para seus 3 filhos e ainda afirmou que, com certeza, sua experiência de 35 anos na enfermagem vai o ajudar nesse novo processo. Ele finalizou contando que recebeu a notícia da sua aprovação bem no dia do seu aniversário de 64 anos. O melhor presente possível!

“Estou me sentindo muito feliz, eram só nove vagas e fiquei justamente com a última vaga para o curso […] Já no dia da matrícula fui muito bem recepcionado pelo pessoal da faculdade. Peço a Deus que me dê saúde, disposição para terminar o curso e fazer o que mais desejo: ajudar pessoas”. Boa sorte, seu Francisco!

Publicidade