Publicidade

Coração de Dom Pedro I desembarca em Brasília nesta segunda-feira, 22

Conservado há 187 anos, o coração de Dom Pedro I sai de Portugal pela primeira vez para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil

Coração de Dom Pedro I desembarca em Brasília nesta segunda-feira, 22
Coração de Dom Pedro I desembarca em Brasília nesta segunda-feira, 22 – Foto: Kellen Barreto/TV Globo

Em celebração ao Bicentenário da Independência, desembarcou hoje, segunda-feira, 22 de agosto, em solo brasileiro, por volta das 10h00, o coração que pertenceu a Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil, que assumiu o cargo em 1822. Dom Pedro I também foi Rei de Portugal e Algarves entre março e maio de 1826 – como Pedro IV.

Publicidade

O órgão de Dom Pedro I saiu da cidade do Porto, em Portugal, neste último domingo, 21, e aterrizou em Brasília, Distrito Federal, numa aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Coração de Dom Pedro I desembarca em Brasília

O coração, que está conservado no formol há 187 anos, sai de Portugal pela primeira vez e chega ao Brasil como um dos grandes marcos aos 200 anos da Independência, celebrada em 7 de setembro. Hoje, foi recebido com honrarias e por autoridades, como o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e os ministros  da Desefa e da Saúde, Paulo Sérgio Nogueira e Marcelo Queiroga, respectivamente.

Como consta no itinerário programado para o coração de Dom Pedro I, sua primeira parada é o Palácio do Itamaraty, para onde foi levado em operação silenciosa. Amanhã, terça-feira, 23, seguirá para o Palácio do Planalto em cerimônia que contará com a presenta do presidente Jair Bolsonaro.

A partir daí, o coração de Dom Pedro I volta para o Palácio do Itamaraty e fica exposto em um vidro até o dia 5 de setembro. O órgão, sob responsabilidade da Polícia Federal e das Forças Armadas, volta para Portugal apenas no dia 8 do mesmo mês.

Publicidade

Paulo Sérgio Nogueira se pronunciou sobre a chegada do coração de Dom Pedro I: “É com muita satisfação que nos reunimos nesta manhã, como parte das comemorações alusivas ao bicentenário da independência do Brasil, para receber esta importante relíquia, que representa além da bravura e da paixão, a imensurável força de nosso primeiro imperador, onde estiver o seu tesouro, ai também estará o seu coração”.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal da cidade de Porto, e que também veio ao Brasil acompanhar o órgão, disse: “Em primeiro lugar, é muito importante, simbolicamente para o Brasil, o regresso do coração do vosso primeiro imperador D. Pedro. É muito importante também para Portugal, porque ele foi uma figura crucial na afirmação da liberdade em Portugal. E para a cidade do Porto que eu aqui represento, porque foi ele também que nos libertou dos jugos que tínhamos e foi considerado pela população do Porto como rei soldado”.

Publicidade