Publicidade

Médico doa um dos rins para seu paciente com doença renal nos EUA

O médico nefrologista Dr. Arjang Djamali se solidarizou com a história de seu paciente e o surpreendeu com a notícia da doação do rim

Médico doa um dos rins para seu paciente com doença renal nos EUA
Médico doa um dos rins para seu paciente com doença renal nos EUA – Foto: Jonathan Borba/Pexels

Sabemos que o médico necessita de um preparo emocional gigantesco ao lidar com seus pacientes. Mas ainda seres humanos, é impossível que não se sensibilizem com algumas histórias que passam por seus consultórios. Este foi o caso do Dr. Arjang Djamali, médico nefrologista americano, que doou seu rim para um paciente.

Publicidade

Boa açõa: médico americano doa rim para paciente

No ano de 2014, o americano John Jartz descobriu ter uma doença renal policística, responsável por gerar pressão alta, dor nas costas ou nas laterais e inchaço abdominal. A partir daí, John e sua esposa passaram por diversos médicos especialistas no estado de Wisconsin, Estados Unidos, para tentar solucionar o problema de saúde.

Um dos médicos foi o Dr. Arjang Djamali, que atua num centro especializado em transplante renal. O encontro foi praticamente um amor a primeira vista. Para o jornal NBC News, John Jartz contou que sentiu algo incomum quando encontrou o doutor.  “Ele parecia um cara divertido, alguém com quem você realmente gostaria de conversar”, disse.

Para o médico, o sentimento era recíproco. Dr. Arjang Djamali também se pronunciou para o jornal NBC News: “Quando ele disse que queria ser tratado pela gente, isso significou muito para mim, porque nós, como médicos, somos seres humanos”.

Após oito anos de tratamento na clínica, John Jartz recebeu a notícia que precisaria do transplante de rim. E apesar do anúncio bombástico, mas já esperado, o paciente foi surpreendido pelo doutor que contou ter encontrado o doador ideal: ele próprio!

Publicidade

Dr. Arjang Djamali e John Jartz apresentam o mesmo tipo sanguíneo B, o que é um primeiro passo importante para a compatibilidade da operação. A cirurgia ocorreu em 29 de junho deste ano. Para a felicidade de todos, o transplante foi um sucesso e o órgão em John está funcionando perfeitamente.