Propriedades do orégano vão de tratamento das articulações e melhora da pele

Além de tempero, o ingrediente contribui para nossa saúde de inúmeras formas; descubra quais são elas

benefícios-do-orégano
Os benefícios do orégano para a saúde são inúmeros; você sabia que o ingrediente tem propriedades anticancerígenas? Entenda mais – Pixabay/ariesa66

Diversas pessoas possuem o orégano em casa e o utilizam como tempero, mas você sabia que ele possui diversas propriedades boas para a saúde? Veja abaixo quais são os cinco benefícios do orégano para a saúde:

Publicidade

Cinco benefícios do orégano para a saúde

  • Propriedades antivirais: Por ter compostos como o carvacrol e o timol, o orégano é antiviral, já que cria uma defesa natural contra as infecções.
  • Reduz inflamação: Os flavonoides e fenóis do orégano ajudam a reduzir a inflamação. Sendo assim, ajuda a aliviar as dores musculares e nas articulações, além de irritações na pele e tosse seca.
  • Analgésico natural: O ingrediente também contribui para a redução do desconforto e alívio de dores, podendo beneficiar pessoas com artrite e artrose.
  • Ação antioxidante: Com os compostos de ação antioxidante, o corpo gera mais colágeno.
  • Propriedades anticancerígenas: Por fim, por ser muito rico em antioxidantes, tende a ajudar a prevenir o câncer. Segundo estudos publicados pela Biblioteca de Medicina dos Estados Unidos, os componentes ajudam a eliminar células cancerígenas.

Chá de orégano

Para melhorar a absorção de todas essas propriedades, vale fazer o chá de orégano. Confira a receita abaixo:

Primeiramente, ferva uma xícara de água. Depois, despeje duas colheres de chá de orégano seco em um infusor ou filtro. Deixe a mistura repousar entre dois e quatro minutos. Retire o infusor. Consuma o chá.

Plantas para controlar a diabetes

Além do orégano, existem algumas plantas que ajudam a controlar a diabetes; veja quais são abaixo e clique aqui para ler a matéria completa.

Erva-cidreira: “Existem estudos que falam que a erva cidreira ajuda a melhorar a absorção de glicose pelas células e evita a produção excessiva de glicose no organismo. Acrescentar o chá de erva cidreira pode te ajudar, mas cuidado para não adoça-lo”, destacou a nutricionista Patrícia Leite.

Camomila: “Estudos verificaram que o chá de camomila consegue melhorar os níveis de hemoglobina glicada, os níveis de insulina e o mais interessante é que ele ajuda a proteger o seu corpo contra o estresse oxidativo”, pontuou a nutricionista.

Alecrim: “Estudos falam que o chá de alecrim pode ter um papel ajudando a regularizar os níveis de glicose do plasma, do sangue, porque ele ajuda a carrear a glicose que está circulando no seu sangue para dentro dos tecidos”, finalizou ela.

Leia também: Dieta rica em alimentos antioxidantes ajuda a melhorar a acne, diz estudo

Publicidade