Publicidade

É preciso comer pouco para emagrecer? Nutricionista esclarece dúvida

Mito ou verdade: comer pouco é sinônimo de emagrecimento? Nutricionista responde e ainda dá dicas sobre como perder peso de maneira saudável

É preciso comer pouco para emagrecer? Nutricionista esclarece dúvida
É preciso comer pouco para emagrecer? Nutricionista esclarece dúvida – Freepik

Muita gente ainda acha que, para emagrecer, é preciso comer pouco ou cortar a maioria dos alimentos da dieta. Mas, será que isso é verdade? Conforme explica a nutricionista e educadora física Dani Borges, para emagrecer é necessário “comer certo”, e para isso, não necessariamente se come pouco.

Publicidade

É preciso comer pouco para emagrecer?

O emagrecimento não deve ser relacionado somente à estética, já que, em 2021, seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso, 55% deles, mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Dani Borges explicou que nesse processo, “um erro muito comum de muitos que acabam não conseguindo emagrecer é cortar tudo, carboidratos, calorias, comer pouco ou nada durante o dia”, disse.

A consequência disso no plano alimentar é que, segundo Dani, “quando chega a noite, muitas vezes bate ansiedade para comer tudo. Nessa hora, a vontade é de doce, de pizza, de qualquer comida mais calórica. E aí você acaba comendo muito. No dia seguinte, volta para restrição, o que se transforma em um círculo vicioso”, explicou.

Dicas para emagrecer de maneira saudável

Conforme a profissional de saúde, algumas dicas simples podem ajudar no desafio do emagrecimento e de uma vida com mais saúde, entre elas:

• Distribuir bem suas refeições ao longo do dia e acrescentar proteínas em todas. Não comer ou pular refeições só porque não está com fome pode desencadear em fome tardia.

Publicidade

• Prefira alimentos in natura de baixa densidade calórica, assim, você pode comer uma quantidade maior, ficar mais saciado e ainda estará em deficit calórico”.

• Tenha uma alimentação feita para você, de maneira individual e que tenha as calorias, macros e porções adequadas para o seu corpo, sua rotina e objetivo. Não adianta pegar a dieta da amiga ou da blogueira. Sua alimentação deve ser calculada e elaborada para você. Busque um profissional.


Sobre Dani Borges

Publicidade

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos. Como nutricionista, atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.