Publicidade

Restos de carvão: cinzas de madeira são adubo natural para suas plantas

Cinzas de carvão que ficam acumuladas após o churrasco irão proteger suas plantas de pulgões e outras pestes, além das temperaturas baixas

Restos de carvão: cinzas de madeira são adubo natural para suas plantas
Restos de carvão: cinzas de madeira são adubo natural para suas plantas – Foto: Ivan Torres / Pexels – Foto: Madison Inouye / Pexels

Preparou um churrasco no final de semana ou acendeu a lareira para esquentar aquela noite mais fria? Se sim, não jogue fora as cinzas que restaram da madeira queimada. Elas podem ser grandes aliadas para suas plantas, como explica a jardineira Carol Costa.

Publicidade

Cinzas de madeira: como ajudam as plantas?

O ideal é que você separe essas cinzas com uma pá e guarde-as em um pote, por exemplo. Para utilizá-las, basta você pegar um punhado na mão e jogá-las sobre a planta como se estivesse “salpicando” o pó, à lanço. Como explica a profissional, as cinzas criarão uma camada que impedirá que pulgões e cochonilhas ataquem as folhas, ou mesmo flores e frutos – sim, as cinzas podem ser utilizadas sobre plantas comestíveis.

Para além das folhas, as cinzas de madeira também podem ser usadas no substrato. Neste caso, o pó irá criar uma camada protetora contra o frio – um dos agentes que pode, sim, interferir na saúde de algumas plantas, tornando-as escuras, com aspecto queimado. Para isso, basta afastar as palhinhas protetoras e aplicar as cinzas da mesma maneira, à lanço.

E como se não bastasse, as cinzas de madeira ainda não ricas em potássio, um macronutriente importante pras plantas, assim como o nitrogênio e o fósforo. O potássio “aumenta a capacidade de a planta lidar sozinha com as pragas e as doenças, ou seja, deixa a planta mais resistente, e ele também é um nutriente que fortalece a planta em situações de estresse em geral, inclusive, contra geada”, explica Carol. Lembrando que, se você está preparando o substrato, você pode, sim, misturar as cinzas na terra, mas numa quantidade menor do que você usaria à lanço.

Ah, vale lembrar que apenas as cinzas serão usadas neste processo, ok? Os pedaços de carvão não podem ser utilizados. Por isso, uma boa dica é peneirar as cinzas antes de usá-las para se certificar que não haverá nenhum pedacinho da madeira carbonizada na adubação.

Publicidade

Para mais informações, assista ao vídeo:

Publicidade