Publicidade

Como manter atividade física na saúde familiar? Médicos explicam

Especialistas dão dicas de como os pais podem incentivar os filhos a praticarem atividade física e como manter essa rotina

Como manter atividade física na saúde familiar? Médicos explicam
Como manter atividade física na saúde familiar? Médicos explicam – Freepik

Um dos mais importantes pilares da promoção e da manutenção de saúde é a atividade física. O grande problema nesse quesito e que segue deixando as pessoas cada vez mais doentes é que a nossa civilização e todas as comodidades que foram conquistadas nos levam na direção oposta à atividade física.

Publicidade

Antigamente, crianças brincavam ao ar livre e adultos, muitos vivendo em fazendas, acordavam cedo para realizar tarefas que exigiam vigor físico, como rachar lenha. Hoje, as crianças se divertem por meio de jogos eletrônicos e os adultos trabalham em grande parte do tempo sentados. O ambiente é propício ao sedentarismo.

Como manter atividade física na saúde familiar?

Para ajudar a reverter esse cenário e criar um ambiente saudável para toda a família, o casal de médicos, Thanguy e Patrícia Friço, autores do livro “Pais Saudáveis = Filhos Saudáveis”, publicado pela Editora Gente, acreditam ser urgente que as pessoas criem uma rotina diária de exercícios físicos.

“Vejo as pessoas falando que se exercitam duas vezes por semana e acham que isso é suficiente, sendo que, se a semana tem sete dias, elas estão ficando cinco dias sem fazer nada”, declara Thanguy. Para o médico, o mínimo de atividade física por semana deveria ser cinco dias de exercício para dois de repouso, e o ideal seria se exercitar todos os dias.

Patrícia explica que a atividade física fortalece os músculos que, por sua vez, proporcionam saúde. “A grande responsável por metabolizar os alimentos que consumimos e fornecer energia para o dia a dia é a massa muscular”, destaca a médica. Assim, segundo ela, quanto mais exercícios físicos a pessoa praticar, mais seus músculos irão crescer, mais energia e disposição terá e, consequentemente, sua saúde melhorá.

Publicidade

Para mais dicas, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.