Publicidade

Aos 109 anos, falece senhora que inspiraria personagem de ‘Viva – A Vida É uma Festa’

Dona María Salud Ramírez Caballero, a senhora que faleceu aos 109 anos, teria inspirado a criação da personagem Mamá Coco, famosa abuelita

Aos 109 anos, falece senhora que inspiraria personagem de 'Viva - A Vida É uma Festa'
Aos 109 anos, falece senhora que inspiraria personagem de ‘Viva – A Vida É uma Festa’ – Reprodução/Twitter/@neolesath

Se você assistiu Viva – A Vida É uma Festa, produção da Pixar e vencedor do Oscar na categoria de melhor animação em 2017, deve se lembrar da personagem Mamá Coco, também chamada de “abuelita”, o que poderia ser traduzido para “vovozinha”, em português. Já no México – e na vida real – uma senhora centenária ficou famosa por sua semelhança com a personagem.

Publicidade

Senhora que inspiraria Mamá Coco falece aos 109 anos

Dona María Salud Ramírez Caballero, que tinha características físicas muito parecidas com Mamá Coco, matriarca da família fictícia, faleceu neste último domingo, dia 16 de outubro, aos impressionantes 109 anos. A notícia foi confirmada por autoridades mexicanas, como repercutiu em notícia o veículo AFP.

Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán, prestou suas condolências a Dona María nas redes sociais. “Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, ‘Mamá Coco’, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo”, disse o servidor público.

Dona María Salud Ramírez Caballero, que completou 109 em setembro, faleceu em sua cidade natal, Santa Fe de la Laguna, no estado de Michoacán. O município é conhecido por cultivar a cultura e os costumes do povo indígena Purépecha, além de realizar anualmente a celebração no Dia dos Mortos – assim como no filme.

Apesar da afirmação do secretário de Turismo de Michoacán, que confirmou que Dona María teria sido a inspiração para Mamá Coco, Lee Unkrich, diretor da animação de Viva – A Vida É uma Festa, disse em 2018 que a notícia da inspiração que corria de boca em boca não passava de uma especulação. Mesmo assim, desde o lançamento do filme, Dona María é tietada pelos moradores e turistas de Santa Fe de la Laguna por sua semelhança com a personagem.

Publicidade